Bancada do PT na Câmara promoverá debate sobre igualdade racial

A Bancada do PT na Câmara promoverá no próximo dia 29 um seminário interno sobre promoção da igualdade racial. A decisão foi tomada no dia (6), durante reunião entre o líder Jilmar Tatto (PT-SP) e os integrantes do Núcleo de Parlamentares Negros (Nupan) da bancada.

O seminário terá como objetivo subsidiar os parlamentares do PT, gabinetes e assessorias a respeito das questões relacionadas ao tema racial de forma mais ampla, mas principalmente no âmbito das matérias que tramitam no Parlamento.

“Na esfera do Congresso, é necessário um olhar que leve em conta a transversalidade do tema racial nas matérias discutidas e votadas nas comissões da Câmara”, explicou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora do Nupan.

“O combate ao racismo, em todas as suas modalidades, é um dos desafios da sociedade brasileira. Vamos refletir sobre o tema para que a Bancada do PT tenha uma atuação mais proativa e estratégica nesta área”, completou a parlamentar.

A deputada observou que é preciso implementar e dar efetividade às politicas de promoção da igualdade racial no aspecto da produção legislativa. Benedita observou que a bandeira racial insere-se no conjunto de prioridades da Bancada do PT para 2012. Dentre outros pontos, destacam-se a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, a votação da PEC de Combate ao Trabalho Escravo, ações afirmativas (como a instituição de cotas nas universidades públicas), titulação das terras quilombolas, saúde da mulher negra etc.

Do encontro para organizar o seminário, participaram também os deputados Gilmar Machado (PT-MG), Luiz Alberto (PT-BA) e Vicentinho (PT-SP).

*Fonte: Portal do PT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*