Chica do PT é homenageada pela Comissão da Mulher no Legislativo estadual

“Ser mulher, pobre, negra, trabalhadora e das comunidades rurais, para fazer e despertar a política, tornou-se uma afronta para as oligarquias da região. Enfrentar essa realidade desencadeou um processo de violência, mas resisti”. A frase é de Chica do PT, militante social e ex-prefeita de Carinhanha, uma das 30 homenageadas na sessão especial ‘Março Mulher – Marielle Franco Presente’, realizada na última segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa da Bahia.

Chica fez um pronunciamento forte e emocionante. | Foto: Marcelo Ferrão/Ascom Mandato

Escolhida pela Comissão dos Direitos da Mulher, que é presidida pela deputada Luiza Maia (PT), Chica foi destacada na solenidade devido à sua combativa atuação em prol das minorias sociais na região Oeste do estado. Filha mais velha de 15 irmãos, ela perdeu a mãe aos 6 anos de idade, mas desde pequena entrou na militância de esquerda, no PT, defendendo as causas sociais.

Ele ficou emocionada com a homenagem. | Foto: Marcelo Ferrão/Ascom Mandato

“Nos meus mandatos, sempre estive ao lado dos movimentos sociais, resgatei as culturas tradicionais, como a formação da identidade das comunidades tradicionais e quilombolas. Investi na agricultura familiar e fui premiada nacionalmente como a prefeita que melhor alimentou as crianças. Este feito me levou a dar palestras em outros países”, lembrou Chica do PT.

Ela recebeu o prêmio das mãos da deputada Luiza Maia e do ex-deputado Emiliano José. | Foto: Renan Xavier/Ascom Mandato

Ela enfrentou os coronéis da região, foi eleita a vereadora mais votada de Carinhanha em 1996, depois sagrou-se prefeita do município, em 2004, foi reeleita em 2008 e fez sucessor em 2012.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*