Agricultura familiar é responsável por mais de um terço da safra nacional


Dos 142,42 milhões de toneladas da safra atual de grãos anunciados nesta terça-feira (9), pela Conab, a agricultura familiar é responsável pela produção de 30% da soja, 40% do milho, 80% do feijão e cerca de 25% do arroz. Isso quer dizer que, de todos os grãos cultivados no Brasil, mais de um terço do total são colhidos por este grupo de trabalhadores.

Para o diretor de Logística e Gestão Empresarial da estatal, Sílvio Porto, a agricultura familiar tem se mostrado cada vez mais estratégica, principalmente nesse momento, em que o país precisa produzir mais alimentos para combater a alta dos preços no mercado e a insegurança alimentar. “No caso da Conab, os produtos comercializados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), têm-se mostrado fundamentais para dar sustentação ao trabalhador rural e também para atender às comunidades pobres”, explica.

Nordeste

A produção da safra de grãos 2007/2008 do Nordeste fechará o período com 12,6 milhões de toneladas, 28,9% a mais que na safra passada. O crescimento é o maior do País, de acordo com a Conab, o percentual é oito vezes maior que o crescimento obtido na região Sul. A área de plantio corresponde a 17,4% das lavouras de grãos cultivadas no Brasil. O aumento na produção levou a um crescimento de apenas 2% da área cultivada.

* Site Oficial do PT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*