SAÚDE: HGC realiza novos tipos de cirurgias Publicada em 18/07/2012 às 17:07

Os procedimentos começaram a ser executados após a doação de duas mesas cirúrgicas de alto padrão, cedidas pela Prefeitura de Camaçari, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde).
Antes das mesas, o HGC realizava 28 cirurgias eletivas mensais e agora são executadas cerca de 20 por semana, num total de 80 ao mês. Além de promover a diminuição do déficit de cirurgias eletivas, os novos equipamentos contribuem para redução da demanda das emergências no hospital.

Com cálculos na vesícula, a dona de casa Marilene Santos está satisfeita com a rapidez do diagnóstico e do tratamento. “Percebi que estava com esse problema há menos de um mês e a minha cirurgia será agendada em breve”, disse.

De acordo com informações do HGC, por semana são realizadas quatro cirurgias de vesícula, cinco urológicas e nove de proctologia, especialidade com maior demanda.

Além das novas especialidades, o HGC realiza cirurgias eletivas de ginecologia. A chefe de cozinha Márcia Conceição, que tem um procedimento cirúrgico marcado, elogiou a parceria entre Prefeitura e o HGC. “Sempre tive a ideia de que as cirurgias realizadas pelo SUS demoravam, agora sei que em Camaçari é diferente”, revela.

Todas as cirurgias são agendadas pela Central de Regulação do SUS, após o paciente passar por uma triagem na USF (Unidade de Saúde da Família), e no Centro de Especialidades da Rede, onde o cirurgião avalia o caso e solicita os exames para confirmação do diagnóstico.

Os procedimentos são realizados a partir de uma lista de espera, tendo como prioridade os pacientes com casos de urgências.  Em breve, o hospital vai iniciar também as cirurgias de cabeça e pescoço. 

 

Autor: Milane Magalhães – ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*