AVANÇA BRASIL: Programa Luz para Todos já atingiu 99% da meta original

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

O programa Luz para Todos está muito próximo de cumprir a meta original de dois milhões de ligações. Até abril, foram feitas 1,97 milhão, ou 99% do total. Só em 2009 foram 97 mil novas ligações. Em Recife (PE) a linha Sul eletrificada do metrô já está operando, com a inauguração da estação Cajueiro Seco.

Em São Paulo (SP) entrou em operação o trecho 3 do Corredor Expresso Tiradentes. E no Vale do Sinos (RS) foi iniciada a ampliação do Trensurb, até Novo Hamburgo. Enquanto avançam as obras dos canais de aproximação dos eixos Norte e Leste do Programa de Integração e Revitalização do Rio São Francisco, foram iniciadas também a construção de nove Vilas Produtivas Rurais. Em Alagoas foi concluído o sistema de abastecimento de água bruta em Palmeira dos Índios. Estão em andamento dezenas de obras de barragens e adutoras, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O perímetro de irrigação Propertins, em Tocantins, foi entregue em fevereiro.

Em abril, o Comitê Gestor do PAC monitorava 217 ações do eixo Social e Urbano. Em dezembro de 2008, eram 221 empreendimentos. A diferença deve-se ao agrupamento de algumas ações. Estes números não incluem as ações de Habitação e Saneamento, que são executadas por estados e municípios e acompanhadas pelo governo federal em separado.

Em relação ao valor, as ações concluídas equivalem a 8%. As que estão com execução adequada são 66%. Merecem atenção 19% e preocupam 7%. Em quantidade, as ações concluídas neste eixo representavam 7% do total em abril. Entre as demais, 53% estão com cronogramas adequados. Outras 36% merecem atenção, enquanto 4% preocupam. No critério de valor, o estágio dessas ações é o seguinte: 76% em obras, 6% em licitação e 9% em projeto ou licenciamento. Entre as novas ações, 72% em obras e 28% em projeto ou licenciamento. Quanto à evolução do estágio das ações, em quantidade, 39% estão em obras, 35% em licitação e 18% na fase de projeto ou licenciamento. Dos novos empreendimentos, metade está em obras e metade em projeto ou licenciamento.

Site do PT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*