BRASÍLIA: Comissão do Senado realiza hoje vigília em defesa da Amazônia

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, presidida pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), realiza nesta quarta-feira (13) a primeira vigília em defesa da preservação da Amazônia. O evento deve começar depois da Ordem do Dia, com previsão para as 18h30.

Durante a vigília, está prevista a entrega do documento Amazônia para Sempre e a apresentação de um vídeo a respeito do tema. Irão compor a mesa no plenário os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Parlamentares, representantes de movimentos ligados ao meio ambiente e artistas também participarão do ato.

Entre os temas abordados estão: a análise das políticas públicas para a floresta, a visão das comunidades tradicionais da Amazônia e as propostas sobre o assunto em tramitação no Congresso. Também serão debatidas as ameaças a que está submetido o bioma Amazônia e os conflitos sociais na região, a importância da floresta para a regulação do clima e suas implicações econômicas e sociais, tanto no Brasil quanto no mundo.

“Eu não tenho a menor dúvida que deste debate, desta vigília, deste trabalho, que deverá se prolongar – eu não tenho a menor dúvida – noite adentro, com início às 18 horas 30 minutos, nós sairemos daqui com muitos compromissos, com muitas decisões”, antecipou Ideli, ao comentar o evento na tribuna do Senado na terça-feira (12).

“Pedimos que a população acompanhe pela TV Senado esta vigília e que também dê a sua contribuição ao debate pelo site e telefones da Casa. Esperamos que o Brasil esteja atento e nos ajude na preservação da nossa floresta amazônica”, pediu a senadora Ideli.A iniciativa recebeu o apoio dos senadores presentes ao plenário.

“E eu acho que isso vai ser um grande exemplo, porque o Governo é muito pequeno para dar conta das suas responsabilidades, dos seus desafios. E, se não houver a participação efetiva da sociedade, nós não alcançaremos o que queremos. E o debate sobre a Amazônia é muito forte, porque nós estamos falando no maior reservatório de água doce do planeta; nós estamos falando na maior biodiversidade do planeta; maior reserva mineral do planeta; maior floresta tropical do planeta e aí vai”, disse o senador Tião Viana (PT-AC).

Site do PT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*