CAMAÇARI: Unica inaugura Espaço de Química

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância da parceria entre a UFBA, a classe empresarial e a Prefeitura. “Essa iniciativa reafirma o interesse da gestão na formação das pessoas. Assim como é a interação das empresas privadas com a sociedade, de forma a contribuir com a educação e aprendizado das crianças”.

O Espaço de Química conta com experimentos científicos ligados ao cotidiano das pessoas, a exemplo da formação de aromas e odores. “Vamos poder falar de química, ensinando e buscando despertar nas pessoas o interesse pela ciência”, destacou um dos coordenadores do projeto, o professor do Instituto de Química da UFBA, Lafaiete Cardoso.

O local dispõe ainda de uma área para apresentação de vídeos e jogos relacionados ao estudo cientifíco. Para Emanuel Lacerda, relações institucionais da Braskem, o Espaço de Química no museu era o que faltava para consolidar a parceria entre a empresa e a Cidade do Saber. “Sentíamos falta de um espaço para falar sobre a química, que é o ramo da empresa”.

Durante a inauguração, estudantes do Instituto de Química da UFBA apresentaram uma esquete teatral, o Show de Química, com a realização de alguns experimentos.

De acordo com a Seduc (Secretaria Municipal da Educação), a partir de agora a coordenação pedagógica da vai agendar as visitas das instituições de ensino do Município ao novo espaço, para que os alunos da rede pública possam aprender mais sobre o assunto. Dois estudantes de química da UFBA serão monitores e farão as apresentações dos experimentos de forma lúdica.

Estiveram presentes no evento a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a coordenadora do Instituto de Química da UFBA, Maria de Lourdes Botelho, o presidente do Cofic (Comitê de Formento Industrial de Camaçari), Manoel Carnaúba, entre outros convidados.

O Museu ÚNICA é administrado pela Cidade do Saber e patrocinado pela Braskem. Inaugurado em 29 de junho de 2011, o local é dividido nas alas Eletricidade e Magnetismo, Ópticas e Ondas, Mecânica e Energia e, a partir de hoje, a ala de Química, com a Mostra de Cheiro e Sabores. Desde a inauguração, cerca de oito mil crianças visitaram o local.

 

 

Autor: Milane Magalhães – ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*