Câmara debate temas importantes nas sessões especiais na manhã de hoje


A Câmara de Vereadores homenageou nas sessões de hoje (15/05) dois temas importantes para a sociedade civil, a semana de Luta Antimanicomial e o dia Nacional de Combate ao Abuso de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ambos com data oficial em 18 de maio.

A Luta Antimanicomial se refere a um processo organizado de transformação dos serviços psiquiátricos, presente no calendário brasileiro desde 1987. Em Camaçari, o movimento é representado pelo Caps – Centro de Atenção Psicossocial – que realiza atividades de ressocialização dos pacientes por meio de atividades musicais e artes plásticas. Representando o Poder Executivo Municipal, a secretária de saúde, Efigênia Cardoso, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro e seus resultados. “O Caps Camaçari tem conseguido mudar a vida dos portadores de doenças mentais e suas famílias, com o objetivo de inseri-los novamente a sociedade”, afirma a secretária.

Criado pela Lei nº. 9.970, de 17 de maio de 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também foi lembrada na sessão especial, que é fruto de um requerimento da Vereadora Janete Ferreira. Na oportunidade a autora falou sobre a importância de trazer temas como esse, para que a população se conscientizar da importância de denunciar e não praticar esse crime.

O tema foi debatido pela presidente do Conselho Tutelar de Camaçari, Aristela Evangelista e por Jackeline Carvalho, do programa Sentinela, que atende crianças e adolescentes abusadas e exploradas sexualmente, que em parceria com o Creas – Centro de Referência Especializada da Assistência Social atende cerca de 10 mil pessoas no município.

*Ascom Câmara Municipal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*