Câmara dos Deputados rejeita legalização dos bingos

A Câmara dos Deputados rejeitou, na noite desta terça-feira, a legalização dos bingos. O projeto obteve 144 votos sim, 212 não e cinco abstenções.

O plenário ainda pode tentar votar hoje outros dois substitutivos sobre o assunto.

O resultado surpreendeu a todos, que davam como certa a aprovação do projeto.

Reportagem da Folha desta terça-feira mostrou que técnicos dos Três Poderes emitiram, na semana passada, uma nota técnica afirmando que o projeto em questão não garante uma fiscalização adequada e, por isso, abre brecha para a lavagem de dinheiro. Um aviso semelhante havia sido dado em março, após matéria publicada pela Folha mostrar a posição crítica dos técnicos.

Na tentativa de aliviar as pressões contra, o relator da proposta, deputado João Dado (PDT-SP), fez algumas alterações no parecer anterior. Incluiu a Polícia Federal no rol das autoridades responsáveis pela fiscalização do setor e excluiu a permissão expressa para exploração do videojogo. Mesmo com as mudanças, técnicos do governo mobilizaram os deputados contra a proposta.

A expectativa da Abrabin (Associação brasileira dos Bingos) era a de que os jogos criassem cerca de 250 mil empregos e o pagamento anual de R$ 7 bilhões em tributos.

 

Folha Online.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*