Conscientização é a grande arma no combate ao Tabagismo

Realizada na tarde desta quinta-feira (18/11), a sessão especial sobre o Tabagismo, ocorrida em função de requerimento do vereador Alfredo Andrade (PSB), cumpriu o objetivo de esclarecer sobre os malefícios do fumo, além de elencar as políticas públicas municipais voltadas para o atendimento aos cidadãos que sofrem deste “mal”.

Emocionado, Andrade chegou a lembrar do falecimento de um familiar em função das conseqüências maléficas do cigarro.

Presidida pelo primeiro secretário da Câmara, Bispo Jair (PRB), o evento apontou que a conscientização é a melhor forma de combater os males provocados pelo fumo. Neste sentido, o secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto, disse que “é preciso união para vencer essa luta através da conscientização”.

A responsável pelo Centro de Oncologia de Camaçari, Luciana Jaqueline, agradeceu a oportunidade de discutir o assunto. “As ações de saúde não são feitas somente com os profissionais, é preciso discutir juntos. Somos felizes aqui em Camaçari, com um legislativo que está sempre voltado para a saúde”, disse.

O vereador Dilson Magalhães (PSC) reforçou a importância do tema. Além disso, falou da batalha que travou contra o cigarro. “Fumei durante muito tempo, tem 25 anos que larguei o vício e ainda sinto as conseqüências”.

Oto da Farmácia (PSDB) parabenizou os profissionais da saúde de Camaçari. “Temos certeza que existem hoje diversos programas voltados para a melhoria da saúde”. O petista Paulinho do Som falou sobre a necessidade de humanizar o serviço da área da saúde. “É preciso atender bem a comunidade”, completou.

Também participaram do evento coordenador do Programa e Saúde do Adulto, Lucio Guimarães, a assistente social do Centro de Oncologia, Maria Tereza Damasceno, e a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito.

 

Ascom.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*