Conselho da ONU: Brasil será representado por Maria Luiza Ribeiro

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

Em sua 10ª participação como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil será representado pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, de 55 anos, uma das diplomatas brasileiras com mais experiência nas Nações Unidas.

Economista, formada pela Universidade de Brasília (UnB), Maria Luiza iniciou a carreira em 1976 e seu primeiro posto no exterior foi justamente na missão do país na Organização das Nações Unidas, entre 1985 e 1988. Em 2005, assumiu como encarregada da missão.

Atualmente, é representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, posto que exerce desde julho de 2007. Também é presidente da Comissão para a Configuração do Processo de Manutenção de Paz da ONU para a Guiné-Bissau. Nas Nações Unidas, tem defendido a posição do Brasil sobre o meio ambiente, operações de paz e a reforma do Conselho de Segurança.

Dentro do Itamaraty, Maria Luiza foi coordenadora executiva do gabinete do ministro, diretora-geral do Departamento de Organizações Internacionais e do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, e chefe da Divisão da América Meridional I (relativa a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile).

Correio Braziliense

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*