Dia de África contará com um dos maiores intelectuais do país


Ao lado dos embaixadores de Angola, do Congo e da Nigéria, o professor Kabelele Munanga é uma das principais atrações da sessão em homenagem do Dia de África, que será realizada nesta sexta-feira (30/05), às 9h, no teatro da Cidade do Saber Raymundo Pinheiro. O evento é fruto de uma solicitação da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luiza Maia (PT).

Nascido na República Democrática do Congo e morador do Brasil desde 1980, Munanga foi o primeiro antropólogo do seu país. Considerado uma das maiores referências em cultura africana no mundo, ele é, atualmente, titular da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições de ensino mais importantes da América Latina.

Com cerca de 60 trabalhos publicados, entre os quais o livro Os Basanga de Shaba, o professor concentra os estudos na antropologia das populações africana e afro-brasileira. Além disso, participa ativamente da luta pela cotização de vagas para negros e afro-descendentes nas universidades públicas.

Em entrevista concedida recentemente à revista Raça, Kabengele Munanga afirmou que alguns livros didáticos falam do papel do negro no Brasil apenas como escravo, mas não mostra a participação concreta na organização da sociedade.

*Ascom Câmara

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*