Economia latino-americana crescerá 3,4% em 2010, diz estudo

A economia mundial terá um crescimento moderado de 2,4% no próximo ano, puxado pela atividade econômica chinesa, segundo análise da Organização das Nações Unidas (ONU). A média de crescimento na América Latina e Caribe deverá ser de 3,4%, nos Estados Unidos, de 2,1% e, na União Europeia, de apenas 0,4%.

As avaliações fazem parte do estudo Situação e Perspectivas da Economia Mundial. Nele, os especialistas da ONU afirmam que a tendência de crescimento foi estimulada pelas medidas adotadas pelos vários governos, no esforço para conter os efeitos provocados pela crise financeira internacional.

No entanto, os especialistas advertem que é necessário ter cautela e não se deixar levar pelo otimismo de estimativas positivas.

“A presença de recuperação global incipiente pode dar lugar a um otimismo sem limites, e ficará frágil e desigual se levarmos em consideração que boa parte do impulso provém da Ásia”, disse o diretor de Análise do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Rob Vos.

De acordo com informações da própria ONU, os prognósticos são de que as economias da China e da Índia é que vão encabeçar o crescimento, com índices de 8,8% e 6,5%, respectivamente.

 

 

PT Brasil

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*