Eleição de Dilma é marco histórico, afirmam deputadas petistas

A vitória de Dilma Rousseff, primeira mulher a presidir o Brasil, na avaliação das deputadas da bancada do PT na Câmara, representa uma ousadia e reforça o aprofundamento dos avanços iniciados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos oito anos.
Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a vitória de Dilma significa uma quebra de paradigmas.

"Depois da eleição de um operário (presidente Lula), um líder de esquerda da qualidade de Lula, a população brasileira elege a primeira mulher presidente. A escolha por Dilma é a confirmação de uma nova sociedade brasileira que reconhece a capacidade da mulher. Diria mais, é a própria mulher se enxergando no posto de comando mais alto de um País. Isso é muito importante para a nossa autoestima. A repercussão não será apenas na política, se dará também na vida diária dos brasileiros", disse. A vitória de Dilma, acrescentou, vai estimular outras mulheres a participarem da política. "Precisamos e queremos mais mulheres no três Poderes da República", defendeu.

Iriny Lopes avaliou ainda que a vitória de Dilma Rousseff, já no primeiro turno, é um avanço importante para a política brasileira e para a da América Latina. "Dilma não é a primeira presidente do continente latino-americano, mas é a primeira presidente de um País com o tamanho e a importância do Brasil", disse.

Na avaliação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a eleição de Dilma representa um fato histórico de muita ousadia. "É algo inédito para um País como o Brasil eleger uma mulher presidente. E, mais ainda, é um fato histórico, porque não se trata de uma mulher qualquer, mas uma mulher que, pela sua biografia, mostra compromisso com a democracia, com a luta social e com a liberdade em defesa dos oprimidos". Ela também destacou que a ousadia dos brasileiros se repetiu, lembrando que há oito anos o Brasil elegeu um operário como presidente.

Igualdade – A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), coordenadora da bancada feminina na Câmara, afirmou que a eleição de Dilma é um marco histórico no processo republicano. "Primeiro, o Brasil elegeu um metalúrgico. Agora, uma mulher. Isso é importante para criar referências e as mulheres, a partir de agora, vão começar a participar mais politicamente porque terão alguém para olhar para elas. A eleição de Dilma é importante para o crescimento e organização das mulheres na política do nosso País", afirmou.

De acordo com a deputada Emília Fernandes (PT-RS), a eleição de Dilma é resultado de um projeto que transforma o Brasil. "Tenho certeza que Dilma será uma excelente presidente do Brasil, por sua competência e pela trajetória que ela sempre teve em defesa da igualdade, da democracia e da liberdade do povo", disse.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS) a eleição de Dilma Rousseff significa o início de um novo momento para as mulheres. "A eleição de Dilma é um marco para as mulheres brasileiras, porque ela carrega consigo a condição feminina e o projeto de um Brasil cada vez mais justo. Ela segue o trabalho do presidente Lula e inaugura uma nova era para as mulheres brasileiras, de liberdade e igualdade de direitos", afirmou.

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) avaliou que a vitória de Dilma representa uma mudança significativa na história política do Brasil. "Representa o orgulho de nós mulheres brasileiras vendo que, finalmente, o Brasil passa a reconhecer que a mulher pode ocupar cargos importantes como a Presidência da República. É um novo momento, um marco da política brasileira, da história do nosso país", disse.

Para a deputada Angela Portela (PT-RR) a grande vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher a chegar à Presidência da República, consolida uma transformação histórica que o Brasil está vivendo, iniciada com a eleição do primeiro presidente operário. "Representa também a opção dos brasileiros pela continuidade do trabalho iniciado pelo presidente Lula, preservando as conquistas econômicas e sociais dos últimos oito anos. Acredito que nossa presidente Dilma trará uma grande contribuição para este projeto de País, com mais riqueza, mais desenvolvimento econômico, com distribuição de renda para todos os brasileiros", concluiu.

 

Site PT na Cãmara.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*