Em disputa emocionante, oposição conquista a presidência da Câmara de Pojuca

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Pojuca, ocorrida ontem (30/11), às 18h, foi marcada por muita polêmica e emoção. Houve forte dose de adrenalina antes, durante e depois do pleito. No final da história, sob os gritos de “o povo unido jamais será vencido”, o vereador Neném, da oposição, sagrou-se o novo presidente do legislativo local.

 

Semana passada, a Justiça, através de decisão liminar, diplomou quatro suplentes de vereadores, o que aumentou o efetivo da Casa de nove para treze parlamentares. Assim, com o reforço de última hora, a base governista conseguiria conquistar facilmente a presidência da instituição, atualmente dirigida pelas forças contrárias a prefeita Gerusa Laudano (PSDB).

 

Porém, a menos de cinco horas da eleição da Mesa Diretora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela anulação da diplomação e posse dos quatro novos edis. Restabelecida a correlação de forças, a oposição caminhava para eleger o presidente da Casa.

 

Na hora da votação, que é secreta, a atual presidente da Câmara, a oposicionista Cristiane Maria Santos Costa, se atrapalhou, votou em branco e, como o score ficou empatado, proclamou o candidato da prefeita, Tonho da Besta, como vencedor. No critério de desempate (maior idade), ele levava a melhor sobre o seu concorrente.

 

Foi um alvoroço geral no plenário, ocupado por militantes, seguranças e policiais. Mas, eis que surge um servidor da Câmara com a lei orgânica e assinala que a votação, conforme determina o regimento, deveria acontecer em dois turnos. Daí em diante não houve mais transtornos. Feita a nova eleição, o vereador Neném ganhou com o placar de cinco a quatro.

 

O resultado da eleição da Câmara foi uma derrota fragorosa do grupo da prefeita, que – entre idas e vindas – administra Pojuca há 40 anos. Além disso, fortalece a oposição, cujo principal nome é o do médico Doutor Luciano (PT), para a disputa municipal de 2012.

 

Jornal Camaçari Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*