LAVAGEM DE MONTE GORDO: Festa é marcada pela fé e emoção

Foto: Divulgação.O evento religioso, realizado em novo horário, foi acompanhado ainda por autoridades políticas, lideranças comunitárias e pelo grupo ACC (Associação de Criadores de Cavalo de Monte Gordo).

Dado o último banho de água-de-cheiro, na frente da Capela de São Francisco de Assis, teve início a festa com o arrastão da banda Mega Hits. As comemorações prosseguem até segunda-feira (21/01), quando acontece o tradicional Baile dos Coroas.

O prefeito Ademar Delgado destacou a importância das lavagens e do papel que desempenham no resgate da cultura popular, do poder de atração dos turistas à cidade. Ele falou ainda da preocupação que teve de antecipar a saída dos cortejos das lavagens no intuito de evitar o forte sol e o intenso calor do horário de meio-dia. “Tomamos essa decisão por nos preocuparmos com a saúde e bem estar da população, além disso a mudança atende à solicitação da comunidade que aprovou a iniciativa”, completou Ademar.

Mais do que demonstração de fé, a Lavagem de Monte Gordo retrata a passagem da cultura popular entre as gerações, a exemplo da participação no cortejo das baianas de Luzia Bispo, 53 anos, e da neta Tifanny Soares, 8 anos. Luzia participou de mais de 20 edições da festa.

Para garantir a segurança, a Prefeitura destacou seis agentes de trânsito e 10 seguranças particulares, além do suporte de 110 policiais militares. A festa ainda contou com uma ambulância e uma equipe de saúde para atender qualquer emergência médica.
 
Estiveram presentes também na Lavagem de Monte Gordo a vice-prefeita, Carmen Siqueira, o secretariado municipal, além da deputada estadual e presidente do diretório do PT de Camaçari, Luiza Maia, do presidente da Câmara Municipal, o vereador Téo Ribeiro (PT), e dos vereadores professora Patrícia (PT), Gilvan (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino Filho (PT), Dilson Magalhães (PSC) e Wilton de Ferrinho (PRTB).

PROGRAMAÇÃO

A partir das 18h, a Lavagem de Monte Gordo será animada pelas bandas Bonde Black e Voa Dois, que tocam no palco principal. A banda Eco Frase fará o show em um trio elétrico.

Sábado (19/01) acontecem as apresentações das bandas Com Karicia, Gang do Samba e Filhos de Jorge, no palco principal, enquanto as bandas Balanço Guetto e Pegada Black tocam no trio elétrico. Os shows começam a partir das 20h.

No domingo (20/01), a banda é o Tchan e o cantor de arrocha Pablo animam a festa com shows no palco principal a partir das 20. A comemoração encerra segunda-feira (21/01), com o tradicional Baile dos Coroas, que contará com a banda Presente de Amor, o cantor Wando Santos e a dupla Edmundo e Edmilson. As apresentações acontecem no coreto da praça Conselheiro Rafael Vieira, a partir das 19h30.

 

Autor: Maria Vanessa França | ASCOM PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*