Lavagem movimenta o final de semana em Jauá

Jauá se prepara para a tradicional lavagem em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da localidade, que começa sexta-feira (28/01), às 11h, e segue até segunda-feira (31/01). A festa, que une o sagrado e profano, movimenta a comunidade e deixa a população local mais animada. A empresária Jane Souza, moradora da localidade há oito anos, elogia a manifestação cultural e elege o cortejo das baianas como o momento mais interessante.

A assistente de cerimonialista, Vanessa Franco, também moradora da localidade, reconhece que o cortejo é o grande atrativo da lavagem, que freqüenta há 10 anos. “A comunidade de Jauá é só felicidade durante os quatro dias da lavagem”, brinca.

Baianas, Filhos de Gandhy e bandas de sopro abrem à lavagem e seguem em um percurso de, aproximadamente, 3,5 quilômetros. A procissão sai da entrada da localidade e vai até a igreja, no Largo do Papagaio. Em seguida, os atos profanos tomam forma com a saída de um bloco local, animado pela banda Marujada. Em um palco, armado à beira mar, a multidão se reúne para curtir o som do grupo Repique de Corte.

No sábado, a animação começa às 14h, com o bloco local, puxado pela banda O Grude. Ao mesmo tempo, as pessoas aproveitam o som da banda Turma do Samba no palco prinicipal. Já no domingo, a festa começa no mesmo horário, dessa vez com o grupo Corda Bamba. Os festejos encerram na segunda-feira (31/01) com o Baile dos Coroas, a partir das 20h, ao lado da igreja.

Segundo o coordenador de Eventos da Prefeitura de Camaçari, Bira Chinelle, a expectativa é reunir 25 mil pessoas. “A lavagem movimenta a economia da região, gerando inúmeros empregos, além de resgatar a cultura popular”.

A estrutura da festa é formada por um palco principal, 30 barracas, 60 sanitários químicos, área de serviços para agrupar os órgãos da Prefeitura, como a Coordenação de Eventos, responsável pela organização da festa, a Secretaria da Saúde, a Defesa Civil, a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), e a Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), além da Polícia Civil e Militar e seguranças particulares.

 

Ascom PMC.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*