FOTO: Reprodução
As comissões de Defesa do Consumidor da Câmara e do Senado realizam mesa-redonda hoje para discutir a nova regulamentação sobre cartões de crédito, débito e demais instrumentos de pagamento.
Ana Arraes explicou que um grupo formado pelo governo fez um diagnóstico do segmento de cartões de crédito e débito com o objetivo de elaborar uma nova regulamentação sobre o tema. O maior volume de queixas que os órgãos de defesa do consumidor recebem diz respeito a cobrança extorsiva de juros pelas administradoras. Além disso, foram encontrados outros problemas, como a emissão de cartões sem solicitação; a demora e a burocracia das administradoras em solucionar casos de cartões clonados; e dificuldades frequentes de conexões com as administradoras.
Filipe Pereira argumentou que, apesar de o Brasil dispor de leis modernas de defesa do consumidor, a proteção não está ocorrendo de maneira apropriada. Ele citou que os setores de telefonia móvel e cartão de crédito continuam a figurar no topo da lista dos setores que recebem maior quantidade de reclamações.
Foram convidados:
– o coordenador-geral de Comunicação e Mídia da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Marcelo Ramos;
– o chefe de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antônio Marciano;
– o subprocurador-geral da República Aurélio Rios;
– o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Aldemir Bendine;
– a secretária de Direitos Econômicos do Ministério da Justiça, Mariana Tavares de Arújo.
– a coordenadora jurídica da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Pro Teste, Maria Inês Dolci.
—
Agência Câmara
Faça um comentário