“Uma Mulher saudável tem força para mudar o mundo”. Foi com este chamamento que a Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia, realizou a sessão especial Outubro Rosa, nesta quarta-feira (18), no município de Juazeiro. A intenção das parlamentares é alertar para a importância da prevenção contra o câncer de mama.
“Minha hastag é ‘dar um peitaço na cara do câncer’. Também queremos contar com o apoio da Comissão da Mulher na luta para ampliar nossa Unidade de tratamento do Câncer de Mama – Instituto Ivete Sangalo, tornando-o um hospital. Para tanto, temos que unir forças”, declarou Katussia Almeida, voluntária articuladora e paciente do instituto.
A presidente da Comissão da Mulher, deputada Luiza Maia (PT), destacou que o instituto é responsável por mais de 14 mil atendimentos por ano e pelo tratamento de excelência às mulheres diagnosticadas. “Em um cenário de retrocesso na política, quando o presidente golpista quer congelar por 20 anos os já escassos recursos para a Saúde, precisamos apoiar e aplaudir iniciativas como esta aqui de Juazeiro”, disse.
Já a vice-presidente do colegiado, deputada Mirela Macedo (PSD), que presidiu a sessão, destacou que, diante da fragilidade emocional que a doença traz para as mulheres, ter um bom atendimento no munícipio onde moram é fundamental para o sucesso do tratamento: “Esta Unidade de Prevenção é um espaço modelo que deve ser levado para os municípios da Bahia”.
“É preciso um engajamento da sociedade nesta luta contra o câncer de mama. Quando muita gente se une é possível mudar realidades”, afirmou a deputada Maria Del Carmen (PT), proponente da sessão.
Autoridades, ativistas e estudantes do município lotaram o auditório principal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para participar da sessão especial.
CLIQUE e veja a galeria de fotos
Faça um comentário