País tem 9 milhões de kits de tratamento da nova gripe, diz Temporão


O ministro da Saúde José Gomes Temporão informou que o país tem nove milhões de kits de tratamento para a nova gripe. Ele concedeu entrevista ao vivo para o programa Bom Dia Brasil. Na última terça-feira (21), foram confirmados mais sete casos de mortes provocados pelo vírus Influenza A (H1N1), em São Paulo e no Paraná, elevando os registros para 22 mortes no país.

Temporão disse que os sintomas da nova gripe são os mesmos da gripe comum. Por essa razão, não há a necessidade obrigatória de se fazer os exames laboratoriais para confirmar o contágio pelo vírus Influenza A (H1N1). Sobre as pesquisas para a produção da vacina, ele estima que o Instituto Butantan, em São Paulo, deve tornar disponível o produto para a população no inverno de 2010.

“Temos nove milhões de tratamentos da Fundação Oswaldo Cruz em matéria-prima, que estão sendo encapsulados. Nas próximas semanas, vamos receber mais 150 mil tratamentos. Ontem [terça-feira], chegaram mais 50 mil tratamentos que estão sendo distribuídos para os estados onde a situação é mais delicada: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, principalmente. Mas todos os estados vão receber o medicamento específico”, disse o ministro.

Um laboratório australiano já começou a testar uma vacina contra a nova gripe. “Isso é uma boa notícia. Esse vírus da nova gripe sofreu uma mutação. Recebemos uma nova vacina e começaremos a testar nas pessoas. Isso vai nos permitir avaliar os efeitos colaterais. No hemisfério norte, a vacina já estará disponível em outubro ou novembro deste ano. No Brasil, a vacina só estará pronta em 2010”, disse Temporão.

Sobre o sistema de triagem de pessoas com a nova gripe nos hospitais e órgãos de saúde, o ministro afirmou que as pessoas que possuírem planos de saúde devem buscar os hospitais credenciados, os que usam o SUS, devem procurar os postos de saúde de seus bairros, as UPAs (Unidades de Pronto Antendimento) de sua cidade.

G1.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*