FOTO: Reprodução
O presidente Luíz Inácio Lula da Silva pediu, durante o pronunciamento em rede nacional de rádio e TV no domingo (6) que a população acompanhe de perto as discussões sobre os projetos de lei que garantem ao Brasil as riquezas do petróleo encontrado na camada de pré-sal. Os projetos precisam ser aprovados no Congresso.
“Peço a cada um de vocês que acompanhe passo a passo as discussões destas leis no Congresso. Que se informe, reflita, e entre de corpo e alma nesse debate tão importante para os destinos do Brasil e para o futuro de nossos filhos e netos, afirmou.
“Uma democracia só se fortalece com a participação da sociedade. Por isso se mobilize, converse com seus amigos, escreva para seu deputado, seu senador, pra que eles apoiem o que é melhor para o Brasil”, disse.
Lula, que chamou a descoberta do petróleo de nova independência, disse que conta com o apoio livre e soberano do Legislativo na construção do novo Brasil.
De acordo com o presidente, a proposta garante que a maior parte da riqueza do pré-sal fique nas mãos dos brasileiros e impede que qualquer governante gaste de forma irresponsável estes recursos.Segundo ele, o modelo de concessão que foi adotado em 1997 não se adaptava à nova situação e que seria um erro grave usá-lo para o pré-sal. O presidente disse que a nova legislação obriga o investimento do dinheiro resultante do petróleo “em educação, ciência e tecnologia, cultura, defesa do meio-ambiente e combate à pobreza.”
Durante o discurso, Lula também elogiou a Petrobras pela descoberta das reservas. A Petrobras de hoje é a cara deste novo Brasil. É a oitava maior empresa do mundo. Não existe nenhuma empresa, na Europa, do tamanho dela, afirmou.
O presidente também falou sobre como a crise internacional afetou o Brasil. Temos uma economia organizada e em crescimento, que foi testada na mais grave crise internacional desde 29 e saiu-se muito bem. Não só não quebramos como fomos um dos últimos países a entrar na crise e estamos sendo um dos primeiros a sair dela. Antes, éramos alvo de chacotas e de imposições. Hoje, nossa voz é ouvida lá fora com atenção e respeito, disse.
—
PT Brasil
Faça um comentário