Receita começa a receber a declaração do IR 2011

 
A Receita Federal começou a receber a partir das 9h desta terça-feira (1º) a declaração do Imposto de Renda 2011. Neste ano, o formulário em papel foi aposentado e o envio só poderá ser feito pela internet ou por meio de disquetes entre nos Correios ou nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil durante o horário de expediente.
O serviço de recebimento da declaração transmitida pela Internet será interrompido às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 29 de abril. A comprovação da entrega é feita por meio de recibo gravado após a transmissão, em disquete, em disco rígido de computador ou em pendrive que contenha a declaração transmitida. A impressão do documento fica a cargo do contribuinte.
Estão obrigados a apresentar a declaração os contribuintes residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25. Também estão obrigados a apresentar a declaração quem tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil.
 

De acordo com a Receita, os formulários de papel traziam transtornos por representarem um volume muito pequeno em relação aos documentos enviados pela internet. Muitas vezes, segundo o órgão, os formulários eram enviados por pessoas que sequer estavam obrigadas a declarar.

Outro problema era em relação aos documentos que muitas vezes eram ilegíveis, o que facilitava com que o contribuinte caísse na malha fina. Em 2011, a Receita espera receber 24 milhões de declarações do Imposto de Renda. Em 2010 o total foi de 23,5 milhões. O aumento se deve à inclusão de novos contribuintes pelo aumento de renda da população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*