Secretaria Nacional de Mulheres promove encontro de gestoras em Brasília

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com a Fundação Perseu Abramo e a Fundação Friedrich Ebert, realiza desta sexta-feira (2) até o próximo domingo (4), em Brasília, o Encontro de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres nos Governos do PT.

O encontro tem como objetivos articular e fortalecer as gestoras do PT e sua agenda no partido e na sociedade, bem como ampliar o diálogo delas com as instâncias partidárias, além de possibilitar a interação e a troca de experiência.

As mulheres petistas pretendem “traçar estratégias para o avanço de nossas lutas e pela superação das desigualdades entre mulheres e homens, no Partido e na sociedade”, diz o texto da apresentação do convite para o evento.

A secretária de Mulheres, Laisy Moriére, considera que o encontro será de suma importância para as gestoras petistas e faz um chamamento à sua participação: “Estamos aguardando todas as companheiras que atuam em políticas públicas para mulheres em governos petistas para que possamos compartilhar experiências, expectativas e utopias, de olho no futuro do país”, enfatiza.

O encontro de gestoras do PT será realizado no Hotel St. Peter (SHS, Quadra 02, Bloco D, Asa Sul, Brasília).

Confira a programação:

Sexta-feira, 2 de outubro

12h00 – Almoço de boas vindas

14h00 – Apresentação das participantes e dos objetivos do encontro.

14h30 – 16h30 – Painel 1: Políticas para as mulheres e o compromisso do PT – Conquistas e desafios

Neste momento pretende-se discutir o histórico da construção das mulheres do PT nas políticas públicas para a igualdade de gêneros, buscando iluminar avanços e desafios.

Exposições seguidas de debates

Palestrantes convidadas: Ivete Garcia e Márcia Cássia Gomes.

Coordenadora: Fabiana Santos

16h30- Intervalo

17h – 18h30 – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres – avanços da Era Lula

Ministra Nilcéa Freire – SPM

Coordenadora: Kátia Guimarães

19h00 – Solenidade de abertura

Ministra Nilcéa Freire – SPM, Ministra Dilma Roussef – Casa Civil (a confirmar), Laisy Morière – SNM-PT, Ricardo Berzoini – Presidente do PT( a confirmar), Dep. Janete Pietá – Bancada Feminina, Selma Rocha – FPA, Representante FES

Sábado, 3 de outubro

9h00 –– Painel 2: A disputa feminista no Estado: marcas do governo do PT para as mulheres

A partir da experiência do PT, painel deverá discutir a importância da perspectiva feminista para as políticas públicas, no sentido da superação das desigualdades e da construção da autonomia das mulheres.

Convidadas: Teresa Sousa e Elaene Rodrigues (Lalá) – a confirmar

Coordenadora: Raquel Auxiliadora

12h30 – Almoço

14h30 – 16h30 – Oficina dialogada: Políticas locais para as mulheres: dos desejos à realidade.

A atividade deverá ser coordenada por uma especialista que conhece em profundidade a realidade das políticas para as mulheres em governos do PT e apresentará questões/reflexões para debate com as gestoras. Se necessário, poderá ser realizado trabalho em grupo, cujas sínteses servirão de insumo para nova rodada de reflexões com a especialista.

Convidada: Tatau Godinho

Coordenadora: Laisy Moriére

17h00 – 19h00 – Mulheres Café – sobre a mesa, o II PNPM

Troca de informação sobre a implantação dos eixos do Plano Nacional de Políticas para as mulheres. Facilitadoras: Raquel Auxiliadora, Raquel Viana, …

Essa atividade tem como objetivo refletir sobre a implantação do II PNPM nos municípios e nos estados. As facilitadoras terão o papel de apresentar em linhas gerais as principais metas e prioridades dos eixos em discussão e dar pistas de como implementá-las nos municípios e estados. Realiza, na medida do possível, um mapeamento das metas que já realizamos.

Temas:

1 – Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho (incluir discussão dos eixos de moradia e desenvolvimento sustentável)– Facilitadora: Euli Stefen (Neca) – São Leopoldo/RS

2 – Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica – Facilitadora: Raquel Auxiliadora dos Santos – São Carlos/SP

3 – Saúde das Mulheres, direitos sexuais e reprodutivos – Facilitadora: Raquel Viana – Fortaleza/CE

4 – Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres – Facilitadora:Vanda de Souza Vieira – Vitória/ES

5 – Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão (incluir: cultura e mídia não discriminatória): Facilitadora: Gláucia Helena – Contagem/MG

Obs.: Os eixos de “Enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia” e “Enfrentamento das desigualdades geracionais” deveram ser pautados em todos os grupos, visto que são eixos transversais do II PNPM

19h00 – Confraternização

Domingo, 4 de outubro

9h00 – O que podemos fazer como grupo para que ‘nossa política’ se fortaleça no PT?

Trabalho em grupos e discussão em plenária

Coordenação: Laisy Morière

Encaminhamentos e avaliação do encontro

13h00 – Almoço de encerramento.

PT Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*