Sessão especial homenageia Dia da Consciência Negra

Foto: Heriks Trabuco
Foto: Heriks Trabuco

O Dia da Consciência Negra foi comemorado com muita festa na Câmara Municipal. Na tarde desta quinta (19), a sessão especial reuniu militantes do movimento negro e diversas autoridades políticas, a exemplo do prefeito Caetano, do secretário Valter Lima, da Educação, e do vereador Messias (PT) de São Francisco do Conde.

Um documentário sobre a vida de pessoas negras da cidade que se destacam em suas atividades emocionou o grande público presente no evento. Apresentações culturais das bandas Batuque Black e do grupo Espermacete também agradaram em cheio e fizeram até a presidente Luiza Maia (PT) “cair no samba”.

Ivonete Mota, da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (COOPIR), comentou as ações desenvolvidas no município em benefício da igualdade racial. “Nos quatro cantos dessa cidade, essa coordenação passa e abraça o povo. Basta de discriminação”, disse.

Para Marcelino (PT), que solicitou a sessão em parceria com a bancada do PT, o Brasil vive uma falsa democracia racial e não adianta ficar apenas na reclamação. “O racismo se apodera de quem é fraco. Como vamos combater isso? Assumindo essa luta, nos unindo”, afirmou.

Luiza Maia destacou na tribuna projetos que a Câmara aprovou em benefício do povo negro, entre os quais a inclusão da História da África na grade curricular das escolas municipais, a aprovação do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e a criação do 25 de julho como Dia Municipal da Mulher Negra.

O prefeito Caetano considerou a sessão como de grande importância para a comunidade negra, parabenizando a Casa pela realização do evento.

Ascom Câmara

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*