Vox Populi: 81% dos brasileiros acham que o país está no caminho certo

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta na última quinta-feira indica que 81% dos brasileiros acham que o país caminha hoje na direção certa. Somente oito por cento dizem o inverso. No Nordeste, o índice de aprovação é ainda mais expressivo: 88%.

Para a maior parte dos 2.200 entrevistados em 161 municípios entre os dias 19 e 23 de novembro, a presidenta eleita Dilma Rousseff terá condições de manter as conquistas do atual governo.

Segundo a consulta, Dilma disporá de um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao Brasil uma projeção internacional maior do que a dos últimos oito ano. Para 57% do entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá forte influência sobre a próxima administração. Para outros 38%, Lula apenas apoiará Dilma caso ela necessite.

Para a maioria, mesmo sem liderança de Lula, o Brasil vai continuar aumentando sua importância no cenário internacional. É o que afirmam 61% das pessoas, ao passo que 28% não acreditam nessa evolução. Neste item, novamente é o Nordeste que concentra a maior parte dos eleitores otimistas (67%).

A presença do PMDB no governo federal como aliado do PT é percebida positivamente para 43% dos entrevistados.

Outros 25% acham que ela é "regular", enquanto apenas nove por cento avaliam a parceria como negativa.

Ao analisarem a figura de Dilma, os entrevistados atribuíram à futura presidente algumas qualidades, entre elas: liderança e capacidade de comando (mencionada por 67% dos participantes), preparo para administrar o país (65%), preocupação com os pobres (65%), melhores propostas (67%) e sinceridade (59%).

 

Site do PT.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*